Pular para o conteúdo principal

Funcionárias fantasmas? TCU pressiona Hugo Motta e pede explicações sobre casos suspeitos

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou “indícios de fatos graves” e cobrou que o gabinete do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) apresente provas de que duas supostas funcionárias — Gabriela Batista Pagidis e Monique Agra Magno — realmente prestaram serviços ao parlamentar.

O pedido faz parte de um processo de auditoria do TCU que analisa possíveis irregularidades na lotação de servidores comissionados em gabinetes parlamentares. O órgão deu um prazo de 15 dias para que o deputado apresente documentos que comprovem o vínculo funcional das duas ex-servidoras, segundo reportagem publicada pelo portal Metrópoles, assinada pelo jornalista Tácio Lorran.

De acordo com a publicação, Gabriela Pagidis, que é fisioterapeuta, teria atuado em duas clínicas no Distrito Federal enquanto também constava como funcionária do gabinete de Hugo Motta entre 2017 e 2022. Nesse período, ela teria recebido mais de R$ 887 mil em salários e benefícios. Já Monique Magno teria ocupado, simultaneamente, um cargo de assessora na Prefeitura de João Pessoa, o que, segundo o TCU, seria incompatível com o exercício de um cargo em Brasília.

O Tribunal de Contas da União quer que o gabinete apresente os registros de frequência, comprovantes de acesso a ferramentas corporativas e relatórios de entrega de demandas para confirmar se houve, de fato, o cumprimento das funções. Também foi solicitado o envio das escalas de trabalho das servidoras e outros documentos internos que comprovem suas atividades.

O TCU ainda avalia encaminhar o caso ao Ministério Público Federal (MPF), que poderá solicitar medidas adicionais, como a quebra de sigilo bancário de servidores do gabinete, caso considere necessário aprofundar as investigações.

Vale destacar que, até o momento, a Prefeitura de João Pessoa não é alvo direto da apuração. O nome da administração municipal aparece apenas porque uma das servidoras investigadas, segundo o relatório, exercia função também na Prefeitura.

Até a última atualização da reportagem, a assessoria do deputado Hugo Motta não havia se manifestado sobre o caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que Michelle Bolsonaro disse no aniversário da filha está dando o que falar…

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou, neste sábado (18), uma homenagem à filha caçula, Laura Bolsonaro, que completou 15 anos. A comemoração ocorreu em um almoço reservado com familiares e amigos, no Jardim Botânico, em Brasília (DF). Nas redes sociais, Michelle descreveu o momento como um tempo de “alegria e amor em meio à injustiça”. A frase foi interpretada por seguidores como uma referência à situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar desde fevereiro. De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a celebração contou com a presença da madrinha de Laura, Rosimary Cardoso Cordeiro, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e de integrantes de um grupo de oração. O encontro foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na mesma publicação, Michelle também destacou a fé da família e a importância da união em momentos difíceis, afirmando: “Mesmo em tempos desafiadores, seguimos firmes, c...

“Incomodado?” — Eduardo Bolsonaro quebra o silêncio após encontro entre Lula e Trump

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou nas redes sociais após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, ocorrida neste domingo (26/10), na Malásia. O encontro, que chamou atenção internacionalmente, gerou comentários dentro e fora do cenário político brasileiro. Em vídeo publicado, Eduardo exibiu um trecho da conversa entre Lula e Trump, destacando o momento em que o republicano norte-americano elogia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu sempre gostei dele [Bolsonaro]... sempre pensei que ele era um cara direito, mas ele tem passado por várias coisas”, disse Trump durante o diálogo. Eduardo Bolsonaro afirmou que o atual presidente brasileiro ficou desconfortável com a situação. “Lula encontra Trump e na mesa há um assunto que claramente incomoda o ex-presidiario. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”, questionou o parlamentar. De acordo com Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvi...