O ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, afirmou em entrevista à BBC News Brasil que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma “página virada” para Donald Trump.
Segundo Shannon, o presidente norte-americano sabe que sua tentativa de proteger Bolsonaro da prisão e garantir sua participação nas eleições fracassou.
“Por que ele vai fracassar de novo quando já fracassou uma vez?”, questionou o diplomata, destacando que Trump “estacionou nesse ponto” e não pretende mais se envolver com o caso.
Shannon, que representou os EUA no Brasil durante o governo Barack Obama e foi assessor de Trump, avaliou que o tema Bolsonaro já saiu da agenda política norte-americana. Ele apontou que a Justiça brasileira, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF), deixou claro que manterá as restrições que impedem Bolsonaro de disputar futuras eleições.
“Uma vez que isso ficou evidente, o que os Estados Unidos poderiam fazer?”, disse.
O ex-embaixador também lembrou que um dos fatores para as tarifas impostas por Trump contra o Brasil foi justamente o processo contra ministros do STF e a condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Ainda segundo Shannon, Trump foi “convencido” de que as tarifas prejudicavam empresas e consumidores norte-americanos, o que levou à revisão da política tarifária.