Três dias após ser nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL) começou uma verdadeira “faxina” na pasta. Segundo apuração da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Boulos iniciou as mudanças exonerando nomes ligados ao ex-titular Márcio Macêdo e pretende reformular completamente a estrutura do ministério.
Entre as primeiras medidas, Boulos demitiu Ronald Sorriso, que ocupava o cargo de secretário nacional de Juventude. A exoneração, conforme fontes do Palácio do Planalto, deve ser oficializada no Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (24).
Além disso, o novo ministro deve promover alterações no comando de todas as três secretarias da pasta: Participação Social, Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, e Relações Político-Sociais.
A reestruturação marca o início da gestão de Boulos em um dos ministérios mais próximos da Presidência da República, responsável por articular o governo com movimentos sociais e lideranças políticas de base.