O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou nas redes sociais após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, ocorrida neste domingo (26/10), na Malásia. O encontro, que chamou atenção internacionalmente, gerou comentários dentro e fora do cenário político brasileiro.
Em vídeo publicado, Eduardo exibiu um trecho da conversa entre Lula e Trump, destacando o momento em que o republicano norte-americano elogia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu sempre gostei dele [Bolsonaro]... sempre pensei que ele era um cara direito, mas ele tem passado por várias coisas”, disse Trump durante o diálogo.
Eduardo Bolsonaro afirmou que o atual presidente brasileiro ficou desconfortável com a situação. “Lula encontra Trump e na mesa há um assunto que claramente incomoda o ex-presidiario. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”, questionou o parlamentar.
De acordo com Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que também participou da reunião, o nome de Bolsonaro foi citado de forma lateral, em meio a outros temas da conversa.
A portas fechadas, Lula abordou questões comerciais e sanções impostas por países estrangeiros a empresários brasileiros, citando a Lei Magnitsky, norma americana que permite punições por violações de direitos humanos e corrupção. Segundo o governo, Lula teria usado o exemplo do ex-presidente para discutir o tema de forma institucional, sem críticas pessoais.
O encontro entre Lula e Trump foi visto por analistas como uma tentativa de reaproximação diplomática, e o posicionamento de Eduardo Bolsonaro reforçou o clima político acirrado entre os aliados do ex-presidente e o atual governo.