O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira neste sábado (25) ao afirmar que gostaria de convidar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para comer “um pedacinho de bolo” em comemoração ao seu aniversário de 80 anos, que será celebrado na próxima segunda-feira (27).
A declaração foi feita durante uma conversa informal com jornalistas, e acabou ganhando tom curioso por coincidir com a expectativa de um encontro oficial entre Lula e Trump nos próximos dias, segundo informações apuradas pela CNN Brasil.
De acordo com a emissora, a reunião está prevista para ocorrer entre 17h e 18h (horário local, 6h e 7h no horário de Brasília). A confirmação teria acontecido enquanto Trump conversava com repórteres a bordo do Air Force One, rumo à Malásia.
Antes da fala de Trump, nem a Casa Branca nem o governo brasileiro haviam confirmado a reunião.
A expectativa é de que Lula e Trump discutam a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, além das sanções impostas a autoridades nacionais, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e servidores ligados ao programa Mais Médicos.
O encontro — que promete misturar diplomacia e curiosidade política — acontece em meio a agendas paralelas à Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Mesmo em tom de brincadeira, a fala de Lula reforçou o clima de expectativa em torno de uma das reuniões mais comentadas do cenário político internacional neste fim de semana.