“Não foi parque, não foi Disney, foi golpe”, afirma Moraes


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou nesta quinta-feira (11/9) que os ataques de 8 de janeiro de 2023 não podem ser tratados como algo banal. Segundo ele, a invasão das sedes dos Três Poderes foi uma tentativa concreta de golpe de Estado.

“Não foi um domingo no parque, não foi um passeio na Disney, foi uma ação planejada, organizada por criminosos que buscavam silenciar o Judiciário e fragilizar a democracia brasileira”, afirmou Moraes, durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

O ministro ainda ressaltou que não houve “combustão espontânea”, mas sim a atuação de uma rede de apoiadores financiadores e instigadores, que agiram de forma coordenada. Ele reforçou que tais atos visavam interromper o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“São crimes interligados, pensados para atacar o Estado Democrático de Direito. Não há como negar a existência de uma organização criminosa por trás desses fatos”, completou Moraes.


Postar um comentário

0 Comentários