A Justiça Federal dos Estados Unidos autorizou a participação do governo brasileiro no processo movido pela plataforma Rumble e pela Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão foi proferida pela juíza Mary Scriven, do Tribunal Distrital da Flórida.

Além de permitir a entrada do Brasil no caso, a magistrada negou, por enquanto, o pedido das empresas para que Moraes fosse declarado em revelia. A juíza entendeu que, antes de analisar essa questão, é necessário avaliar os argumentos apresentados pelo governo brasileiro, incluindo o pedido para que a ação seja encerrada.

A Rumble e a Trump Media alegam que o ministro não respondeu à ação dentro do prazo estabelecido pela Justiça americana. No entanto, a decisão indica que as questões preliminares levantadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) deverão ser analisadas antes de qualquer deliberação sobre o mérito do caso.

O processo tem chamado atenção internacional por envolver temas relacionados à atuação de autoridades brasileiras, à soberania nacional e aos limites da jurisdição entre países.

A decisão representa mais um capítulo de uma disputa que continua sendo acompanhada de perto por autoridades, juristas e observadores políticos no Brasil e nos Estados Unidos.