Lula espera resposta da Venezuela, pede paciência e evita protagonismo na crise


Durante viagem oficial ao Panamá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou esperar que Delcy Rodríguez consiga “dar conta do recado” ao governo venezuelano em meio ao cenário de tensão política no país. Segundo Lula, o momento exige cautela e paciência, destacando que os acontecimentos são recentes e ainda estão em curso.

O presidente brasileiro reforçou que a responsabilidade por encontrar uma solução para a crise cabe exclusivamente ao próprio povo da Venezuela, descartando qualquer protagonismo do Brasil ou dos Estados Unidos no processo. “Não será o Brasil, não será os Estados Unidos. Será a Venezuela”, afirmou.

Lula relatou que conversou duas vezes com Delcy Rodríguez, mas evitou entrar em detalhes sobre o conteúdo das conversas, dizendo apenas que ela demonstrava preocupação com os fatos recentes. Ainda segundo o presidente, é fundamental respeitar a soberania venezuelana e permitir que o país conduza seus próprios interesses democráticos.

A declaração foi dada durante a chegada de Lula à Cidade do Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, evento organizado pelo CAF e que reúne líderes políticos, empresariais e acadêmicos da região. Essa é a primeira agenda internacional do presidente em 2026.
Além da Venezuela, Lula também comentou sobre a relação com os Estados Unidos e afirmou que pretende manter diálogo direto com Donald Trump, defendendo que chefes de Estado das principais democracias do Ocidente devem conversar “olhando nos olhos” para preservar boas relações diplomáticas.


Postar um comentário

0 Comentários